Falando com seu público alvo – Parte 2

No post anterior eu expliquei o que era nicho de mercado e a importância do nicho para alavancar seu negócio, tenha você um blog, um canal no youtube ou mesmo um site sem fins lucrativos.

Se você já entendeu o que é nicho, pode continuar a leitura. Se ainda tem dúvidas, volte para o post anterior, clicando aqui e releia o post que escrevi a respeito de nicho: Conhecendo seu publico alvo – Parte 1

E chegamos ao grande ponto: você escolheu um nicho de mercado, mas tem dúvidas se está no caminho certo. Será que esse nicho trará algum retorno? Como saber se um nicho é realmente bom?

Os 4 grandes nichos

Quando se fala de nicho, existem os chamados 4 grandes nichos: saúde, relacionamento, hobby e dinheiro. E aqui não estou querendo dizer que eles estão nessa ordem.

Trabalhando com algum desses nichos, suas chances de obter sucesso são maiores. Embora esses assuntos sejam mais procurados, a concorrência também é maior.

A solução então é partir para os chamados “sub-nichos”, ou seja, dentro de qualquer um desses nichos, você explora um nicho dentro dele, segmentando um público mais específico.

Perceba que embora um sub-nicho esteja relacionado com um grande nicho, ele é mais especifico. E dentro desse sub-nicho, você pode segmentar ainda mais, sendo ainda mais específico.

Dentro do nicho saúde, por exemplo, você pode ter o subnicho emagrecimento. E dentro do subnicho emagrecimento, você pode optar por trabalhar tanto com pessoas que estão com muito sobrepeso, como por exemplo, pessoas com a chamada obesidade mórbida, como pessoas que estão um pouco acima do peso, como por exemplo mulheres que tiveram filhos e engordaram durante a a gravidez e desejam recuperar o peso e corpo que tinham antes de ter filhos.

Nos dois casos estamos trabalhando com emagrecimento, mas o público alvo é completamente diferente. E devido a isso, a estratégia e a abordagem que você irá adotar devem ser diferentes, direcionadas para esse público específico.

Nicho de Saúde – Esse é um nicho que gira em torno do bem estar, da qualidade de vida, da prática de atividade física, dos tratamentos e cura de doenças. Ou seja, dentro do nicho da saúde, você pode trabalhar com vários sub-nichos: emagrecimento, ganho de massa muscular, alimentação saudável, remédios naturais, musculação, crossfit, treinos específicos etc.

Nicho de Relacionamento – Esse nicho engloba todos os tipos de relacioamento, podendo ser explorados: conquistar pessoas do sexo oposto, namoro, casamento, melhorar o relacionamento com seu par, com seus filhos, relacionamento interpessoal, etc.

Nicho de Hobby – Esse nicho abrange tudo relacionado a hobby, habilidades manuais, aprender uma coisa nova, algo que te dê prazer e satisfação. Em alguns casos, isso também envolve ganhar uma renda extra, na medida que você se especializa em uma determinada área. Subnichos: música, artesanato, decoração, etc.

Nicho de Dinheiro – Esse nicho envolve entre literalmente ganhar dinheiro. Existem vários tipos de negócio e os subnichos podem ser: vendas, investimentos, como montar um negócio, negócio de afiliado, criar produtos digitais, vender produtos para um mercado específico, marketing digital, etc.

Como pesquisar um nicho de mercado

Existem várias ferramentas que você pode utilizar para fazer a pesquisa de mercado. Abaixo cito algumas das principais:

Ferramentas do Google: Basicamente você pode pesquisar no próprio Google, utilizar o Google Trends e o Planejador de Palavra Chave (Google Adwords) para verificar se existe público suficiente para o nicho específico.

Engenharia Reversa/ Pesquisa da Concorrência: aqui você vai fazer uma análise dos seus concorrentes, verificar quantos são, quais são os principais, o que eles vendem, a quanto tempo estão no mercado, onde estão presentes e como estão se saindo nesse nicho.

Redes Sociais: Facebook, Youtube, Instagram, Pinterest, etc. Aqui você terá que fazer uma pesquisa e ver se o nicho escolhido tem pessoas interessadas. Caso tenha público, procurar observar o comportamento desse público e como eles interagem com outras pessoas.

Como saber se um nicho tem potencial

Essa é uma grande dúvida de muitas pessoas, afinal de contas, você vai precisar dedicar tempo e esforço para produzir conteúdo para atrair esse público.

E ninguém quer ver seus esforços não darem resultado. As pessoas querem obter sucesso em seus empreendimentos, seja o sucesso em curtidas no Facebook, visualizações no Youtube, visitantes no seu blog ou compradores para seus produtos.

Mas antes de arregaçar a manga e começar a produzir conteúdo para esse público, você deve analisar 3 pontos importantes: Afinidade, Necessidade e Retorno.

1º Afinidade

Você se identifica com esse nicho? Gosta do assunto que será abordado? Tem conhecimento do assunto sobre o qual irá falar ou terá que aprender a respeito? Você se sente bem falando para esse público? Como você se enxerga no futuro se relacionando para esse público?

Exemplo Bom: vamos supor que você tenha escolhido o nicho de churrasco. Você entende do assunto, sabe preparar um bom churrasco e conhece vários segredinhos. Você gosta de aprender coisas novas a respeito disso e você se sentiria confortável em escrever textos ou mesmo fazer vídeos mostrando como preparar uma carne e saborear isso no melhor estilo Rodrigo Hilbert.

Exemplo Ruim: vamos supor que você tenha escolhido o nicho de cura através de ervas medicinais. Você não conhece nada do assunto e terá que estudar bastante. O pouco que você leu a respeito pareceu ser algo tedioso, cansativo e pessoalmente você não acredita que esses tratamentos sejam realmente efetivos. Além disso, você não gosta de conversar com pessoas doentes nem ouvir os desabafos delas.

2º Necessidade

Você possui um conhecimento, produto ou serviço que esse público precisa? Essas pessoas realmente precisam do que você tem a oferecer para elas? O que você pretende oferecer se encaixa na solução de uma dor, uma necessidade que eles precisam preencher ou uma dificuldade que eles poderiam solucionar?

Exemplo Bom: você percebe que o seu conhecimento, produto ou serviço preenche uma necessidade, dor ou dificuldade do seu nicho. Você fez uma pesquisa e existe bastante pesquisa para tentar para resolver esse probelma.

Exemplo Ruim: você identificou o que poderia ser uma dor do seu nicho, mas ao conversar com seu público você percebe que essa dor não é algo tão grande ou tão urgente. Existem poucas pessoas interessadas em resolver isso e existem outras formas mais efetivas de resolver esse problema.

3º Retorno

Aqui você tem que ser bem objetivo e pensar em qual será o seu retorno. Se o retorno que você espera não for financeiro, você deve ser capaz medi-lo para ter certeza de que está fazendo a coisa certa. Se o retorno for financeiro, você deve analisar se ele está atingindo suas expectativas. Seja realista a respeito.

Exemplo Bom: você encontrou (ou possui) um produto/curso/serviço que pode solucionar um problema do seu nicho e mudar a vida dessas pessoas. O produto/curso/serviço é realmente interessante, existem várias pessoas que já adquiriram esse produto/curso/serviço e existe um público interessado em comprar isso de você.

Exemplo Ruim: você encontrou (ou possui) um produto/curso/serviço que pode solucionar um problema do seu nicho. Mas o público com que você está se relacionando não tem condições financeiras de pagar por isso ou não enxergam uma necessidade real de adquirir o produto.

Tornando-se um pioneiro no nicho

No livro “A Estratégia do Oceano Azul” de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, eles explicam a vantagem de adentrar em um nicho específico e sendo o pioneiro. Mais pra frente farei uma análise do livro em questão.

A grande vantagem é que caso você seja o pioneiro e consiga conquistar público para seu produto, você terá grandes vantagens em relação aos seus concorrentes, por estar explorando esse nicho primeiro que eles.

Apenas para citar um exemplo do livro, eles contam a história do Cirque Du Soleil, que conquistou notoriedade ao se diferenciar em seu modelo de negócio, além de conseguir explorar valores bem acima da média dos seus concorrentes, tornando-se uma verdadeira referência no mercado de entretenimento.

Obviamente, deve-se notar também que para atingir o sucesso em um nicho não explorado você deve ter um bom produto ou serviço, para ser capaz de explorar uma deficiência do mercado, apresentando algo que seja inovador e que atraia a atenção do público.

Concluindo

Para finalizar, gostaria de deixar aqui uma frase de Henry Ford:

Há um punhado de homens que conseguem enriquecer simplesmente porque prestam atenção aos pormenores que a maioria despreza.

Lembre-se disso: um subnicho pode ser uma oportunidade de negócio lucrativo. Mesmo um subnicho aparentemente pequeno, pode torna-se um nicho bastante grande a ser explorado.

Sucesso no seu nicho de mercado!

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