Trabalho freelancer: como funciona? Onde conseguir?

Um trabalho freelancer pode te ajudar a levantar uma grana quando você está precisando de dinheiro.

Ou pode ser uma alternativa para aqueles que querem sua própria liberdade profissional.

O que é um trabalho freelancer?

Trabalho freelancer é um trabalho geralmente de curta duração (embora alguns projetos possam demorar mais), onde você recebe pela execução do trabalho.

A contratação geralmente não tem vínculo patrão-empregado e geralmente são para trabalhos eventuais.

Os trabalhos geralmente são realizados em home-office e toda a negociação é feita pela internet.

E caso o trabalho executado pelo freelancer for de qualidade, existe uma grande possibilidade de realizar novos projetos para o mesmo cliente no futuro.

Onde arranjar freelas?

Geralmente os profissionais acabam pegando alguns freela por conta, mas hoje em dia está se popularizando a forma de contratação através de sites especializados.

Esses sites fazem a captação dos clientes e divulgam os trabalhos. Os freelancers então podem escolher entre os diversos tipos de trabalho aquele com que mais se identificam.

A contratação é segura para ambos os lados (cliente e freelancer) pois a mediação do pagamento é feita pelo próprio site.

Então o profissional tem a garantia de que irá receber pelo serviço, enquanto que o cliente tem a garantia de que irá receber o serviço que está contratando.

Entretanto, como em qualquer negociação, podem ocorrer alguns contratempos, mas geralmente eles são minimizados devido as regras impostas pelo site que faz a mediação.

Quais sites oferecem trabalhos freelancer?

Existem diversos sites que oferecem esse tipo de serviço, tanto sites nacionais como internacionais.

Naturalmente, os sites internacionais possuem uma quantidade maior de clientes e projetos para serem realizados, mas você precisa saber uma língua estrangeira para conseguir se comunicar.

Alguns dos sites que oferecem jobs freelancer são:

  • Freelancer.com
  • Workana
  • 99Freelas
  • GetNinjas

É fácil conseguir trabalhos freelancer nesses sites?

É preciso primeiro entender que criar um perfil nesses sites não significa que você irá conseguir pegar um freela.

A principal dificuldade está em conseguir o primeiro trabalho, uma vez que por maior que seja a sua experiência, os clientes não tem como comprovar isso.

Eu posso por exemplo falar que sou um especialista em diagramação, mas isso é garantia de que eu vou conseguir diagramar um jornal, um livro, ou um catálogo?

Portanto, não basta apenas você possuir os conhecimentos e habilidades, você precisa do que chamamos de “prova social” dentro da plataforma.

Essa prova social diz para o cliente que a pessoa que ele está contratanto é um profissional qualificado, que é responsável e possui o conhecimento para realizar o trabalho que ele precisa.

E você só consegue isso pegando trabalhos, realizando esses jobs e recebendo uma qualificação positiva após a conclusão.

Assim você passa de um “desconhecido” para um “profissional reconhecido” pela plataforma, indicando que você é confiável e irá realmente entregar o trabalho a que se propôs.

Como esses sites funcionam?

Após se cadastrar na plataforma, o cliente irá criar um projeto, detalhando o trabalho que ele precisa que seja feito.

Após criar o projeto, os freelancers irão ver esse projeto e entrar em contato com o cliente, fazendo perguntas e enviando propostas para a execução do trabalho.

O cliente então analisa as propostas e escolhe um freelancer. A plataforma exige que o pagamento do valor seja feito antes do trabalho ser iniciado, como uma garantia de que o cliente realmente irá executar o trabalho.

Após o pagamento, esse valor permanece em poder da plataforma e o freelancer é informado de que já pode iniciar o trabalho.

Quando o trabalho é finalizado pelo freelancer ele envia o job para avaliação do cliente. Estando tudo certo, o cliente aceita o job e libera o pagamento.

A plataforma transfere o valor para uma “conta” do freelancer. Essa conta é “virtual”, ou seja dentro da plataforma. Você pode ir acumulando esses valores e eles oferecem opções de saque, transferindo o dinheiro para sua conta.

Via de regra, geralmente os freelancers acabam se destacando em uma determinada plataforma, trabalhando apenas nela.

Isso acontece porque você terá que criar uma reputação em cada plataforma e isso pode ser um tanto trabalhoso de se conseguir, além de ser preciso um certo investimento.

Além disso, as plataformas costumam limitar a quantidade de propostas que você pode enviar.

Conforme você vai crescendo na plataforma (pegando e entregando jobs) você vai gradualmente tendo direito a mais propostas.

Uma alternativa é você pagar um valor mensal, tendo direito a algumas propostas mais diferenciadas e também podendo enviar mais propostas.

Qual plataforma é mais recomendada?

Como já foi dito acima, não existe uma plataforma “certa”. Algumas pessoas se destacam em uma determinada plataforma, enquanto outros não conseguem.

No meu caso, eu não obtive sucesso com a Freelancer.com, nem na 99Freelas. Pode ser devido ao fato da enorme concorrência, mas não consegui ter nenhuma proposta aprovada.

Mas consegui obter sucesso no Workana e pegar vários jobs para fazer.

Como eu consegui isso? Eu comprei um um ebook, que me ensinou passo a passo como eu deveria organizar minha ficha dentro da plataforma e como me posicionar lá dentro.

Esse ebook também me mostrou como eu deveria me comunicar com os clientes para ter maiores chances de conseguir um job.

Eu precisei fazer um pequeno investimento para adquirir o ebook, mas consegui ganhar 20x mais esse valor 🙂

Quer saber que ebook é esse? Então veja a história completa de como consegui trabalho freelancer no Workana.

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Curso de HTML Grátis – 4

Curso de HTML Grátis – 4

Data: 23 de maio de 2018

Continuando nosso Curso de HTML Grátis – 4, vamos aprender mais algumas tags que você vai precisar para desenvolver um website. E vamos entrar um pouco também na questão de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para os motores de busca, ou seja: melhorar seu site para aparecer melhor nos motores de busca....